segunda-feira, 3 de outubro de 2016

CORDÃO UMBILICAL - MAMÃE, PODEMOS SALVAR VIDAS!







Quando uma mulher está grávida, o cordão umbilical serve como meio de comunicação entre ela e o bebê. É através do cordão que o bebê percebe os sentimentos e humores maternos, realiza a respiração e se alimenta. Após o nascimento, o cordão umbilical é cortado. Antes não era conhecida sua utilidade.
Mas, agora existem pesquisas e procedimentos que o cordão umbilical pode contribuir no tratamento de pacientes que necessitam de transplante de medula óssea.
Por que o cordão umbilical? Foi descoberto que o sangue do cordão umbilical é rico em células tronco, assim como a medula óssea. Sendo que as do cordão são mais puras, pois não tem contato com medicamentos e mais jovens, já que possuem a idade do doador. Essas células tronco podem contribuir para o tratamento não só da Leucemia, mas de outros tipos de câncer, da anemia aplástica e em imunodeficiências congênitas em crianças.
Como é realizada a doação? O Brasilcord, é responsável pelo credenciamento das Maternidades onde estão localizados os Bancos Públicos de Sangue de Cordão Umbilical. Após o corte, o sangue existente no cordão é armazenado em uma bolsa coletora, identificado com um número, analisado no laboratório e congelado por tempo indeterminado. A gestante poderá doar se tiver mais de 18 anos, ter feito pré-natal, não ter câncer ou doenças hematológicas.
O primeiro transplante de um doador diferente, em 2004, foi uma mulher que doou o cordão de seu bebê para um irmão que estava com leucemia infoblástica. Apesar do procedimento ter sido realizado com sucesso, a criança não resistiu a doença que já estava em estágio avançado.
Em 2008, foi realizado um transplante autólogo ( transplante de suas próprias células) em uma garota com sarcoma. Após o procedimento foi considerada curada.
Uma grande vantagem, é que o transplante autólogo se torna uma chance para aqueles pacientes que não tem doadores compatíveis.
MAMÃE! REALIZE UM ATO DE AMOR! COMUNIQUE A SEU MÉDICO QUE QUER DOAR O CORDÃO UMBILICAL DE SEU BEBÊ. E AJUDE A SALVAR VIDAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário